TUDO QUE VOCÊ NÃO SABIA ATÉ AGORA SOBRE O PERGAMINHO

Imagine-se em um lugar sem água, sem comida, sem saneamento básico e sem emprego; vivendo em um clima seco e quente, um verdadeiro deserto onde a única vegetação existente é basicamente o mandacaru ou a palma, que serve tanto para alimentar os animais como os moradores desse lugar em secas prolongadas. Toda essa miséria parece algo muito distante do nosso cotidiano, mas é a realidade de muitas famílias do Nordeste brasileiro.


Jornal de Pernambuco

Um grande exemplo é o estado de Alagoas, que, desde 1991, tem um dos piores IDHs - Índice de Desenvolvimento Humano - do Brasil e uma alta taxa de mortalidade infantil devido à desnutrição causada pela falta de alimento. Sabendo disso, alguns estados, como Alagoas e Ceará, distribuem cabras e bodes reprodutores para garantir leite às crianças e carne em tempos de seca. Com a criação de cabras, o sertanejo garante a sobrevivência de sua família, pois o animal é resistente às condições climáticas do agreste. Parte da carne, junto com a pele, é vendida em feiras livres para a compra de remédios e troca por outras mercadorias. O produto acaba tornando-se uma moeda.

As peles utilizadas para a confecção de nossos diplomas são adquiridas no Nordeste brasileiro e contribuem para a economia de subsistência dessa região. Nossos fornecedores seguem as normas dos principais órgãos fiscalizadores do meio ambiente, mostrando nossa preocupação com o meio ambiente e o quadro social.

Leia reportagem completa:
http://www.pernambuco.com/diario/materias/aquecimento/paginas/pagina5.jpg

Saiba mais sobre este assunto, acessando:
http://www.fundaj.gov.br/docs/tropico/desat/cabra.html
http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matler.asp?newsId=1413
http://www.irpaa.org/publicacoes/cartilhas/criacao-de-cabras.pdf

Rua Simão Álvares, 689 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP: 05417 - 030
Tel: (55**11) 5643-3800
© 2008 Grupo Artes - Todos os direitos reservados

grupoartes@grupoartes.com.br